top of page
Buscar

Adolescência e emoções

  • Foto do escritor: psicatiadutra
    psicatiadutra
  • 15 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura


Você já assistiu o filme infantil divertidamente?


A primeira vez que assisti,  achei sensacional a caracterização das cincos emoções  (raiva, tristeza, nojinho, medo e a alegria) que se expressam na mente de uma jovem de 11 anos.


O filme mostra  que cada emoção tem um propósito, e também tem uma razão, auxiliando  a personagem nas mudanças de fases que  ocorre diante de cada etapa de seu amadurecimento, apresenta também,  que é importante termos consciência das emoções quando ocorre e não evitar, mas sim compreender como são desencadeadas.


Essa etapa se chama amadurecimento.


No filme,  as emoções retratadas sobem “degraus” conforme a personagem  amadurece, surgindo assim novas emoções e também lembranças que são construídas de acordo com as novas experiências.


Esse filme me fez refletir sobre algumas características das emoções na adolescência e quero falar um pouco sobre esse processo.


As  emoções, seguem  amadurecendo  quando a criança chega à adolescência. Essa fase é caracterizada por muitas mudanças, as físicas, sociais, cognitivas e emocionais. É nessa etapa que as emoções irão desempenhar um papel importante durante o período de transição da infância para fase adulta.


Durante a adolescência, as emoções tendem ser mais intensas e voláteis,  os adolescentes experienciam emoções como alegria, tristeza, raiva, ansiedade e amor de forma intensa. Outro ponto é a instabilidade emocional, devido às mudanças hormonais, desenvolvimento do cérebro e pressões sociais (escola, família e amigos), podem  passar por momentos de felicidade de forma intensa, e logo a seguir período de tristeza.


Durante a adolescência inicia a busca por identidade, em que os jovens estão descobrindo quem são, e começam a se perguntar o que querem ser.


Esse processo pode levar a conflitos internos e emoções intensas e confusas a medida que tentam conciliar o  amadurecimento de  suas identidades, com expectativas da sociedade, família e também amigos.


Nessa etapa ocorre o desenvolvimento de habilidades sociais é um período de aprendizado social intenso, em que, os jovens desenvolvem habilidades para lidar com suas próprias emoções e as emoções dos outros. Isso inclui aprender a expressar emoções de forma saudável, resolver conflitos e estabelecer relacionamentos significativos.


Os amigos e colegas podem desempenhar  um papel significativo na vida emocional dos adolescentes. Eles podem influenciar as emoções e comportamentos uns dos outros, tanto de forma positiva quanto negativamente.


E para finalizar, quero falar um pouco sobre a saúde mental do adolescente, já que distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão podem se manifestar durante essa fase.


Nessa etapa é importante que o jovem adolescente, tenha acesso a uma rede de apoio emocional, que o auxiliará nos desafios, e ajudará a aprender, e também a lidar com as  emoções de maneira saudável.


Catia Dutra

Psicóloga

 
 
bottom of page